É extremamente importante realizar backups de seus arquivos. Não custa lembrar que salvar cópias de seus arquivos, é sua responsabilidade. Nós não efetuamos backups.
Mas existe uma forma relativamente simples de se proteger contra qualquer eventualidade. O Google Drive.
O Drive é um serviço gratuito para até 15gb de armazenamento, que acreditamos ser o suficiente para salvar seus principais arquivos. Caso precise de mais espaço, em breve disponibilizaremos um serviço de backup em nuvem com planos de espaços diferentes.
Enquanto isso, vamos ensinar a usar seus 15gb gratuitos do Drive. Por questão de copyright não podemos disponibilizar imagens do passo-a-passo. Faremos então por texto:
- Em primeiro lugar é necessário criar uma conta no Gmail ( www.gmail.com ) o processo é simples.
- Com a conta criada, acesse o link https://www.google.com/drive/download/
- Clique em "fazer download do backup e sincronização"
- Clique em "concordar e fazer o download".
- Um arquivo de instalação será baixado. Execute-o e ele fará o download dos arquivos adicionais.
- O programa abrirá automaticamente e um ícone aparecerá ao lado do relógio do Windows.
- Clique nele. Uma janela abrirá. Clique em "Get Started" (talvez a mensagem esteja em outro idioma).
- Será solicitado que faça o login. Entre com os dados de sua conta do gmail.
- Nessa tela, o sistema te informa que será necessário escolher qual pasta será usada para sincronização. Este passo é importante, pois qualquer arquivo que você copiar ou enviar para essa pasta, será automaticamente sincronizado e uma cópia desses arquivos estará na nuvem, tornando então o backup, eficiente.
- Clique em "got it" e depois clique em "Choose Folder" (ou Escolher pasta). Você pode por exemplo criar uma pasta chamada "backup" no desktop e usá-lo para sincronização.
- Abaixo é possível escolher entre duas opções para os backups de fotos. Tamanho original ou "high quality". O tamanho original é limitado em um pouco mais de 9gb. O "high quality" irá diminuir um pouco a qualidade de sua foto original, para não ocupar muito espaço. Essa opção te da armazenamento ilimitado de fotos.
- A opção "upload photos and videos to Google Photos" é opcional e é somente caso você queira compartilhar suas fotos.
- Clique em "next"
- A janela "sinc files" te explica um pouco sobre o processo de sincronização.
- Deixe a opção "sync my drive to this computer", marcada, para o drive enviar seus backups que já estão na nuvem, para uma pasta chamada google drive que será criada em seu VPS. Lembre-se. Se você deletar qualquer arquivo dessa pasta, ele também será deletado na nuvem.
- Clique em "start".
- A sincronização de sua pasta criada (ou selecionada) será feita.
- Qualquer arquivo copiado nessa pasta, estará também na nuvem.
- Uma pasta chamada "Google Drive" estará também disponível entre suas pastas. Essa seria a pasta "root" de seu google drive.
- Você poderá verificar seus arquivos fora do VPS também, através do link https://www.google.com/drive/